28/09/15

Blogue das histórias em 77 palavras cresce para bilingue!

Conheci a Paula Pessanha Isidoro quando fez comigo um curso de escrita criativa (e como ela escreve bem!!!). Depois disso, a Paula fez-me uma entrevista de que gostei imenso, que podem ler aqui. Falámos por Skype, a empatia já era enorme, e um dia encontrámo-nos mesmo (a Paula vive e trabalha em Salamanca). Foi um dia incrível!
Daí nasceu a vontade da Paula de pôr os seus alunos de português língua estrangeira a ler e a escrever mais na nossa língua, para lá das típicas tarefas de sala de aula. A ideia foi tomando forma, crescendo e acabou por se transformar num projeto de inovação docente da área de galego e português da Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca (USAL).

Ou seja – o blogue das histórias em 77 palavras será, a partir de outubro de 2015, bilingue! A Paula será a coordenadora da parte espanhola, e contará com a colaboração de vários colegas da área de português, em especial com Jésus del Rey.
Consequências: os desafios do blogue serão traduzidos para castelhano e teremos histórias nas duas línguas, mas também seremos desafiados (eu também!) uma vez por mês com um desafio USAL.
Passamos a ter este esquema:
  • Dia 10 – desafio Rádio Sim, lançado por mim, na nossa parceria com esta rádio e com a querida Helena Almeida;
  • Dia 20 – desafio USAL, lançado nas duas línguas, formulado pela Paula;
  • Dia 30 – um desafio normal das 77 palavras.

Que vos parece? É um novo mundo que se abre!


E, como não há coincidências, o mês de outubro vai ser muito redondinho: teremos o Desafio Rádio Sim nº 30, o Desafio USAL nº 1 e o Desafio das 77 palavras nº 100

10 comentários:

  1. Parabéns e que beleza isso! Bela parceria!

    SE e QUANDO der participarei com o maior prazer! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é? Já tínhamos o português pelo mundo e agora vamos ao castelhano!
      Um grande beijinho com coragem

      Eliminar
  2. parabéns querida amiga! muito interessante! mas poderemos participar de todos? e continuaremos em Português?

    rsrs
    dúvidas!

    bj
    Rose

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sempre!!! ;)
      Mas quem quiser dar uma voltinha em castelhano, pode!
      Um grande beijinho amigo

      Eliminar
  3. Excelente notícia, Margarida!
    Vamos aguardar outubro e levarei o desafio 1 da USAL até à sala de aula a par do desafio 100 das 77 palavras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viu, Joana? O que eu me tenho lembrado de si... Temos de combinar mais coisas. Um grande beijinho

      Eliminar
  4. Gostei, Margarida! Parabéns! A dúvida da Roseane, responde a minha! rsrs Beijo! Renata

    ResponderEliminar
  5. Acho fantástico Margarida, e temos liberdade de usar os dois idiomas e até misturá-los? Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, quem sabe? Para já, vamos indo com calma... ;)
      Um grande beijinho

      Eliminar